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27 de janeiro de 2012

LOJAS NATIVA SPA - GRUPO BOTICÁRIO

O GRUPO BOTICÁRIO ampliou seus negócios em 2011 com o lançamento da marca EUDORA (venda direta via catálogo para brigar pelo terceiro lugar do ranking nacional de cosméticos) e também com a abertura de quatro lojas exclusivas da marca NATIVA SPA (que variam entre 45m² e 65m² - principalmente em shoppings de grande circulação de pessoas).




A linha NATIVA SPA foi lançada em 2006 - já é uma das líderes em vendas das lojas O BOTICÁRIO - e conta atualmente com mais de 150 produtos, entre eles xampus, cremes, sabonetes e condicionadores. Desde sua criação, a linha de produtos foi a que apresentou a melhor performance, com crescimento acima da média de mercado, e por esta razão ganhou um dedicação exclusiva em um novo empreendimento do grupo.






Nessas lojas além de ser possível comprar os produtos da linha NATIVA SPA, os clientes poderão usufruir de serviços como massagens faciais e corporais, além da aplicação de inúmeros produtos da marca.


O grupo visa um segmento em franca expansão (e dos mais prósperos também) nos últimos anos: BEM ESTAR - que inclui alimentos (diet e light - dependendo de cada situação), orgânicos, academias, clínicas - medicina, estética e odontologia estética, massagens - reiki,  entre outros que aumentem a auto estima, minimize o stress e reforce o conceito de saúde física, espiritual e psicológica nestes dias de extrema correria.


O Boticário,Nativa Spa,Verão do Rio,Marina da Glória

Reforçando a estratégia em 2012, o GRUPO BOTICÁRIO participou do FASHION RIO com um LOUNGE que incluía produtos das lojas O BOTICÁRIO (Make B) e claro, um espaço de relaxamento da NATIVA SPA - muito elogiada pela crítica especializada - onde eram aplicados produtos da marca com massagens nas mãos e principalmente nas costas.


Além de participações em eventos como VERÃO O GLOBO no RJ - sendo um dos patrocinadores, stands nos aeroportos de Salvador (BA), São Paulo (SP) e Brasília (DF) e à partir de hoje (27/1), na Marina da Glória (RJ) na festa de pré-carnaval, O BOTICÁRIO montará um espaço de beleza e relaxamento da nova marca, onde o público poderá repor suas energias.

O evento será realizado no período de 27/01 à 04/02/2012, onde terão apresentações de artistas como Beth Carvalho, Diego Nogueira e Preta Gil, além de sessões de cinema patrocinadas pela empresa.

2012 promete! 
O GRUPO BOTICÁRIO não está para brincadeira ... 


+DICAS 



EUDORA, D'O BOTICÁRIO, MIRA 3º LUGAR NO VAREJO PORTA A PORTA

A concorrência no mercado de cosméticos, principalmente o do modelo de venda direta, ganha um competidor de peso, com a criação da Eudora, pelo grupo líder no ramo de franquias, a rede paranaense O Boticário. Com discurso baseado na sensualidade feminina, a nova empresa pretende atingir um nicho de 14,5 milhões de mulheres e chegar ao terceiro lugar do ranking do varejo de porta a porta, encostando no faturamento anual de líderes como a Natura e a Avon.

Em quatro meses de operação, a Eudora acumulou um capital notável: mil representantes de venda concentrados no Estado de São Paulo; quatro lojas paulistas, duas no Rio de Janeiro e duas em Minas Gerais; 250 produtos cosméticos, como perfumes, cremes e maquiagem. E a empresa já tem planos para abrir pontos de venda na Região Nordeste e ampliar o portfólio para 700 itens.

Contudo, as companhias do segmento não devem perder clientes com a entrada deste novo player no mercado. Uma pesquisa d' O Boticário, comentada pela diretora de Marketing da Eudora, Helena Garcia de Gracia, calcula que 20% das mulheres não são atendidas pelas principais varejistas do segmento no País. "As brasileiras mal começaram a usar maquiagem", afirmou Helena. "As pessoas [que consomem cosméticos] transitam pelas marcas e se identificam com uma delas. Queremos conquistar nosso espaço", disse a diretora. O público-alvo da Eudora, de acordo com ela, são as "mulheres do século XXI, por volta dos trinta anos". Outro dado do estudo d' O Boticário que vale ressaltar estima que 70% dos cosméticos são vendidos de porta a porta no Brasil.

"O varejo tradicional não trabalha tão bem com isso, pois não basta ao consumidor ir à gôndola e comprar o produto. É preciso um aconselhamento", analisou Helena. "A venda direta e as franquias trazem a sofisticação dos cosméticos, como acontece na Europa e nos Estados Unidos", afirmou. Apesar de focada no comércio de porta a porta, a Eudora optou por trabalhar em formato multicanal, a partir da abertura de lojas e por meio das redes sociais na Internet.

Momentos

A nova empresa d' O Boticário se relaciona com revendedores jovens (média de 26 anos) e divide o portfólio em quatro categorias, ou melhor, "momentos da mulher". Todos os produtos se referem a características ou temperamentos femininos. Um desses "momentos" é destinado à prospecção de mulheres, ou seja, ao público que não está habituado a comprar cosméticos.

Segundo Helena, nos quatro meses iniciais da companhia, o produto que está sendo mais vendido é justamente o perfume Eudora - nome que remete a uma ninfa, espírito feminino e sensual da mitologia grega. Além disso, uma linha de maquiagens que se assemelham a drinks famosos também se destaca em vendas. A diretora de Marketing afirma que os cosméticos da empresa são feitos para todas as classes econômicas. "O que é uma compra normal para a classe A, pode ser um objeto aspiracional da C", observou Helena. A mercadoria mais cara do portfólio custa R$ 120.

Origem

Helena contou que o projeto da Eudora surgiu há três anos, nos bastidores da companhia que a criou. "A empresa nasceu quando O Boticário decidiu firmar seu posicionamento no mercado com as vendas diretas", disse ela. Ao passo que a Eudora busca o "aflorar da sensualidade feminina", a mulher que O Boticário atende "tem um trabalho a ser desenvolvido com a autoestima e a autoconfiança". A Eudora, segundo a diretora, quer levar às clientes o autorreconhecimento.

O mercado

Há 11 anos, o varejo de porta a porta vem crescendo a um ritmo expressivo, de acordo com dados Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd). O volume de negócios das vendas diretas somou R$ 26 bilhões no ano de 2010, um índice 17,2% superior ao obtido em 2009. Já no primeiro trimestre de 2011, o volume nominal das vendas foi de R$ 5,8 bilhões, resultado 8,9% maior do que o registrado em igual período de 2010. 2012 promete ainda mais!

Responsável por gerar rendimentos a mais de 2,67 milhões de pessoas em todas as regiões do País, o setor deve continuar crescendo, na projeção da associação. Tal mercado é composto por empresas de segmentos diversos, das quais 88% são da categoria de cuidados pessoais, 6%, de suplementos nutricionais, 5%, de cuidados do lar, e 1%, "outros".

A Abevd caracteriza o varejo de porta a porta de "venda por relacionamento". Ou seja, as vendas diretas acontecem em círculos sociais, fora de estabelecimentos comerciais fixos. Hoje, a entidade é formada por 47 associados, dos quais 27 são empresas de venda direta, treze associados são consultores, e sete associados, fornecedores. O Boticário ainda não faz parte da associação, ao contrário das concorrentes Natura e Avon. Mas deve entrar em breve.





FONTE DE INSPIRAÇÃO:
http://www.mundodomarketing.com.br/blogs/beth-furtado-consumo-e-inovacao/18592/lojas-nativa-spa-o-boticario-inquietude-em-branding.html
http://mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/22769/o-boticario-oferece-servicos-no-rj-para-promover-nativa-spa.html
http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2011/09/21/O-Botic-rio-amplia-Nativa-SPA.html
http://maetosemroupa.com/lounge-nativa-spa-boticario-no-fashion-rio.html
http://genteemercado.com.br/shopping-barra-recebe-a-loja-nativa-spa-de-o-boticario/
http://promoview.com.br/peoplemais/169370-o-boticario-estreita-lacos-com-publico-no-fashion-rio/
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/boticario-oferece-servicos-de-beleza-em-festa
http://www.abrasnet.com.br/clipping.php?area=11&clipping=22155

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