NEO FALA SUA LINGUA!!

NEO | GOOGLE

8 de março de 2012

MULHERES JÁ EMPREENDEM TANTO QUANTO INVESTIDORES HOMENS

A melhor notícia do Dia Internacional da Mulher, no Brasil, é que as empreendedoras já competem em pé de igualdade com os pequenos e microempresários. No País, o número de mulheres que empreendem é quase o mesmo que o de homens. Segundo o relatório de 2010 do Global Entrepeneurship Monitor (GEM), entre os 21,1 milhões de empreendedores brasileiros 10,7 milhões pertencem ao sexo masculino e 10,4 milhões ao feminino, o que dá uma proporção de 50,7% para 49,3%. O estudo foi realizado em parceria entre a London Business School, o Babson College e, no Brasil, pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). 

Em 2002, os homens eram 57,6% e as mulheres 42,4% do total. "A performance e os resultados obtidos por ambos os gêneros são os mesmos. As mulheres empreendedoras não se veem diferente dos homens, não se discriminam", diz a diretora de cultura empreendedora da Endeavor, Karen Kanaan. 

A afirmativa de Karen se baseia em um estudo conduzido pela Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (Unctad, iniciativa ligada à ONU) em seis países. Aqui, a pesquisa foi feita pelo Instituto Empreender Endeavor Brasil e os dados globais divulgados este ano. O objetivo era comparar empreendedores de várias partes do mundo. 

Uma das conclusões que se pode tirar da pesquisa é que as empresárias brasileiras, na hora de inovar, preferem melhorar processos do que criar, de fato, um produto ou serviço novo. Consequentemente, suas inovações são menos visíveis, o que faz com que elas tenham mais dificuldade para obter financiamento privado e público. Segundo o Endeavor, 38,5% dos homens entrevistados obtiveram algum tipo de financiamento governamental para suas inovações, enquanto somente 19,2% das mulheres conquistaram tal apoio. "A mulher tem uma forma sutil de inovar, mas nem por isso melhor ou pior que o homem", afirma Karen. 

Segundo a executiva, a diferença entre os sexos também está presente na motivação para abrir uma empresa. "As mulheres geralmente optam por um segmento pelo qual sejam apaixonadas. Por exemplo, uma área em que já tiveram experiência e de que gostaram muito. Os homens focam mais nas oportunidades de mercado, mesmo que não tenham afinidade com o setor", explica. "A paixão por um determinado nicho é o que costuma mover as empreendedoras", salienta. 

Outro ponto do estudo foi a análise da aversão ao risco. A conclusão é que as mulheres costumam assumir menos riscos do que os homens. Novamente, a pesquisa não fez julgamento de valor - ou seja, não avaliou se isso é bom ou ruim. "Na maior parte dos casos, elas têm uma postura mais segura para empreender", comenta Karen. 

Outro dado é que a retenção de talentos é maior em empresas comandadas por mulheres. Enquanto 57,7% dos brasileiros declararam ter dificuldades na área de recursos humanos ou no processo produtivo, apenas 34,6% das mulheres disseram a mesma coisa. 

O grande desafio para as empreendedoras brasileiras, aponta o estudo, é a formação da sua rede de contatos. Na comparação com americanas, jordanianas, suecas, ugandenses e suíças - no índice de empresárias que são membros de associações de comércio - elas ficaram em último lugar nesse quesito. 

"As mulheres fazem menos networking que os homens. Consequentemente, têm menos acesso a informações e deixam de trocar experiências com outros empreendedores - itens fundamentais para o sucesso das empresas", afirma Karen. 

Vanessa Vilela há cinco anos é dona do próprio negócio. Ela fundou a Kapeh, empresa de cosméticos feitos a partir do café. Foto: Divulgação/Especial para Terra
Vanessa Vilela há cinco anos é dona do próprio negócio. Ela fundou a Kapeh, empresa de cosméticos feitos a partir do caféFoto: Divulgação/Especial para Terra

A história da fundadora da empresa de cosméticos Kapeh
A mineira Vanessa Vilela, 34 anos, abriu há cinco anos o seu próprio negócio. Apaixonada "desde sempre" por cosméticos, como diz, ela investiu na formação em farmácia e bioquímica já pensando em abrir uma empresa depois de concluir a graduação. "Iniciei as pesquisas três anos antes de a Kapeh começar a operar. Foi aí que achei o meu nicho: cosméticos feitos a partir do café", conta. A empresa atua com uma linha de produtos para o cabelo e o corpo. 

Vanessa explica que o setor é dominado por grandes players e que por isso teve de buscar uma diferenciação. "Aliei essa certeza de que era necessário fazer diferente com aquilo que a região me oferecia", conta Vanessa, cuja empresa está sediada em Três Pontas - cidade localizada no Sul de Minas Gerais e conhecida pelo cultivo de café. Ela não menciona o faturamento da marca, mas conta que os produtos da Kapeh estão presentes em 250 pontos de venda de 17 estados brasileiros. 

Comprovando a pesquisa da Unctad, Vanessa conta que nunca se sentiu discriminada. "Talvez porque o meu ramo seja extremamente feminino. Por outro lado, acho que existem, sim, negócios mais masculinos", afirma. Ela também diz que teve dificuldades para consolidar sua rede de contatos. "Sempre soube que esse era o meu ponto fraco. Com o tempo descobri a importância de conversar com outras pessoas e participar de fóruns na minha área", diz ela. 

Vanessa vê como pontos fortes da mulher o dinamismo e a versatilidade para assumir vários papéis ao mesmo tempo. Sobre assumir riscos, ela confirma o traço da empreendedora brasileira e se diz mais cautelosa. "Não que eu deixe de arriscar, mas aprendi a correr riscos calculados", afirma. 

Em 2010, Vanessa foi uma das dez finalistas do prêmio de empreendedorismo Empretec Women in Business Award, promovido pela Unctad. Para ela, prudência não é sinônimo de falta de ousadia. Para provar sua tese, conta que a a Kapeh foi a vencedora do Prêmio Nacional de Inovação de 2011, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), na categoria micro e pequena empresa. 

Cross Content
Especial para o Terra







Vanessa acredita que as mulheres são mais dinâmicas e versáteis que os homens. Por outro lado, ela própria assume que assume menos riscos  Foto: Divulgação/Especial para Terra
Vanessa acredita que as mulheres são mais dinâmicas e versáteis que os homens. Por outro lado, ela própria assume que assume menos riscos
Foto: Divulgação/Especial para Terra









FONTE
http://invertia.terra.com.br/empreendedor/noticias/0,,OI5652405-EI19586,00.html#tarticle

2 comentários:

  1. Eu tenho lido muito a respeito da Vanessa Vilela e seus cosméticos, mas ainda não tive oportunidade de experimentar. Gostaria muito de poder fazê-lo.
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Já estou seguindo e vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
    Beijos 1000 e um Feliz Dia Internacional das Mulheres para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada BETTY!! Nosso BLOG ainda é bem novinho, e ainda estamos ganhando experiência. Procuramos postar novidades do mercado de cosméticos, o que o torna bem atrativo.

      Agradecemos por nos seguir. Já estamos te seguindo também, inclusive no FACE!!

      Bjs e muito obrigada!!

      FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER PRA VOCÊ TAMBÉM ...

      www.neocosmeticos.blogspot.com

      Excluir

NEO TAGS

eudora 2013 2012 belcorp boticario cyzone cosméticos l´bel bazar santa luxuria maquiagem cabelos neo cosméticos avon esika lançamento neo vídeo dicas hidratante blog da ju carnaval celebridade lumi make natura pele 2014 aflorá inverno perfumes premiere santa luxúria sexy tendência look lá no fundo produtos profissionais venda direta alisantes base batom beleza cores dia das mães esmalte maquiagens representante sombra soul verão èsika #ficaadica 4 paredes corretivo famosos fashion formol fábrica gloss jequiti limpeza lupulus marketing moda neo essens propaganda prêmio rosto salão de beleza sensualidade sexo 21384 Boticário Mulheres anvisa barbada belcorp21384 blush boca cachos concorrentes contratipos crescer delineador importados investimento isabella milan lingerie mercado nativa spa negócios olheiras outono pincéis poderosa saúde skingen. boticário spfw tv unhas usa varejo vendas Delineador dourado FPS L´oreal afro aumentar vendas ações b-day banho bareminerals blog cabelos. dicas canal catálogo ciclo clientes color blocking consultor cosmopolitan coty cuidados pessoais dermatologia desfile empreendedoras esfoliante esfumar eskia estratégia estética facebook grátis hair halloween hidratar hidratação internet juliana leila maeda fotografa lingeries livros logomarca loja loção mac maquiador marca multimarcas nano 3D neo etage neutrogena novidades oleosa olhos presentes pêlos relaxante revendedor sabonete sempre eudora shopping show sol spk sucesso terceira idade thipos tratamento valentino web xampu yes óleos 3d ADELE Batom Lip Deluxe Luminoso Blueberry Deus Duo Sombra Magnetics Eyes Fernando Torquatto GARNIER Gustavo Borges L'Bel Lavoisier L´occitane ORAÇÃO Quem disse Berenice R$ 1 milhão S. Privèe SL Soul Blueberry Mojito Twist UVA UVB VIRAL abacate abelha rainha abril adstringente alecrim alergia alimentos allure alshop am/pm amiga amor aniversário ano novo anti-rugas antisséptica aprovado argan aromaterapia artesã ativador atualidade cosmética aurien balada balanço ballroom bebê beer house belcorp. esika belcorp16795 belcorpmais beleza natural bem estar bia ono blitz blogger bobbi brown bolsas bom humor botox botox capilar brasil brincadeiras brinquedinhos buriti café calcinhas camélia carolina herrera cartão casamento casual catrice chanel chanfrado cilios clubes clássicos co2 coco coffee brake color comércio eletrônico consumidores corinthians cosmética capilar cosméticos infantis cosméticos masculinos creme crianças criatividade crystal curiosidades curso profissionalizante curvex cyone cálamo danificados delicia demaquilante deo colonia depilação dermajetics descolada doações dolce gabbana dona menina drenagem linfática drew barrymore drink eau de parfum edição especial embalagem empreender encontro nacional enquete erótico escovinha espanha esponjas esquire magazine essencial estreia europeu evento exagero exercício de kegel fantasias fashion rio faturamento ferias fernando araujo ferroviario festa filmes finalizadores forbes fragrância fraldinhas franquia frizz fujifilm ganhadores garota propaganda gel gestante glitter gmci gripe A grupo boticário grávida guardanapos hair mist hcl hello kitty herbalife hi fi higiene homens hugo boss hydra beauty iluminador inauguração inspirações japão jasmin johnson jovem kids kit klér amaral la no fundo laranja lbel leave-in lilian pacce loja conceito londres low cost lucro lápis macadâmia mailing maior make b. make up artist malhar manchas maquiagem mineral marcas margarita marie claire market share massageador íntimo massagem may kay meio ambiente midia milão mineral mojito mojito santa luxuria momentos mágicos motivação mousse multinacional mundial máscara natal natural necessaire negra nicho niely noivas nova york novela oliva opening party oportunidade opções orkut outubro rosa palmeiras paninhos parceiros paris passo-a-passo pentear peppers perfumaria periguete pesquisa plano de negócios belcorp pme pomada pompoarismo porta-a-porta potencial pracaxi prazer premiação primer pro produto produtos professional hair profissional profissão protetor solar proteção prímula racco radiant receita reciclagem redes sociais reestruturação referência olfativa rejuvenescimento reunião em Londrina revista exame revista nova revista quem rimel roupas rpc s. sack´s salerm cosmetics santos scala scalina sdf sebrae seca segredos sephora serum shampoo silvia barrone solidariedade sombrancelhas sorteio spray stress sun superação sustentabilidade são paulo tecnologia teste the beauty box treinamento tresemmé trifil twist twitter tônico unilever vagina valiosa victoria´s secret video vigilância sanitária vip virilha virtua visagismo visagista vogue vídeo blog xtend procell yakult ylang youtube zica assis água de cheiro íntimo óculos