NEO FALA SUA LINGUA!!

NEO | GOOGLE

5 de janeiro de 2012

DÉBITO OU CRÉDITO?


O varejo seguirá firme e o setor de serviços deve crescer ainda mais, impulsionado fortemente pela demanda nas áreas de educação e saúde.


Nos últimos 20 anos, poucos negócios da economia brasileira experimentaram um crescimento tão espetacular quanto o de shopping centers. Ao longo de 2012 será aberto um volume recorde de 43 unidades, quase um por semana. Só na construção, o investimento previsto é da ordem de R$ 8 bilhões. O vertiginoso aumento do número de centros comerciais exemplifica a força do consumo no País, que gera oportunidades de negócios e empregos  em diversas áreas. Fique de olho. 

Em 2011, as famílias brasileiras desembolsaram a cifra recorde de R$ 2,5 trilhões na aquisição de produtos e serviços, segundo a consultoria paulistana IPC BR, em um mix cada vez mais variado. Essa movimentação está diretamente ligada ao incremento da renda média da população, que cresceu 24,3% no período 2004-2009, aumentando de R$ 599 para R$ 745, de acordo com o IBGE. De olho nesse potencial de consumo, empresas dos mais variados setores estão adaptando suas estratégias para crescer. 

Tome o exemplo da Samsung. A filial da gigante sul-coreana de eletroeletrônicos e informática pretende lançar, em 2012, pelo menos 15 produtos específicos para a classe média. “O Brasil conta com um número cada vez maior de adultos inseridos no mercado de trabalho e, consequentemente, aptos a consumir”, diz Hamilton Yoshida, diretor de marketing da Samsung. Os coreanos também irão ampliar o portfólio, hoje composto basicamente por tevês, DVDs e câmeras fotográficas. Para isso, estão construindo sua terceira fábrica no País, em Limeira (SP). Com investimento de US$ 300 milhões, a unidade produzirá itens como geladeiras e lavadoras de roupa. 

Movimento semelhante está sendo feito pelo grupo paranaense O Boticário, de cosméticos. Em 2011, as vendas da rede, que inclui as franquias, cresceram 20%, atingindo R$ 5,6 bilhões. “O aumento do consumo é resultado da elevação da expectativa de vida e da crescente participação da mulher no mercado”, afirma Artur Grynbaum, presidente do Boticário. 
Para saciar o apetite das consumidoras, a empresa vai desembolsar R$ 355 milhões para erguer uma fábrica na Bahia. A expansão tem como objetivo dar suporte à nova orientação estratégica da empresa, que, além das 3.220 lojas administradas no sistema de franquia, passou a operar com vendas de porta em porta, com a criação da Eudora*

* apesar do crescimento espetacular dos shoppings em todo o país, as vendas por catálogo ou aquelas chamadas porta-a-porta também tem crescido num ritmo acelerado e tem reservado boas oportunidades de negócios a milhões de empreendedores individuais, tanto que o grupo O BOTICÁRIO criou uma nova divisão de negócios chamada EUDORA para entrar neste mercado com milhões de consumidores(as) para brigar com gigantes do setor como Avon, Natura e Belcorp, mesmo contanto com a maior rede de franquias na área de cosméticos do mundo! 

O cenário positivo na área do consumo não beneficia apenas a indústria. Pesquisa da consultoria paulista Data Popular indica que houve uma inversão na proporção de gastos. Em 2002, metade da renda era usada na compra de produtos. Para 2011, a previsão é que, de cada R$ 100 desembolsados pela classe média, R$ 65,20 tenham sido destinados a serviços, enquanto R$ 34,80 foram usados na compra de bens. “As residências das famílias de classe média estão mais equipadas”, diz Renato Meirelles, sócio da Data Popular. “Quem adquire itens como computador acaba assinando pacotes de provedores de banda larga.”

Segundo Meirelles, a participação dos serviços deverá aumentar  na cesta de gastos, sem prejuízo da ampliação da venda de bens duráveis, beneficiados por fatores como a redução da alíquota do IPI para eletrodomésticos. “As vendas para o primeiro trimestre de 2012 devem crescer até 15% sobre o acumulado janeiro-março de 2011”, diz Lourival Kiçula, presidente da Eletros, associação dos fabricantes de eletrônicos e eletrodomésticos. Na avaliação de Meirelles, a consolidação da classe C também tem um forte componente de esforço individual. “A educação passou a ser encarada como uma via rápida de ascensão social”, afirma. “Cada ano de estudo adiciona 15% na renda.” Por conta disso, nos últimos dez anos, dobrou para 6,5 milhões o número de universitários. Caudatários desse processo, os cursos de idiomas e de informática também experimentam um boom. É o caso do Multi, dono de marcas como Wizard e Microlins e cujo faturamento avançou 34%, em 2011, para R$ 3,2 bilhões.  
“Queremos adicionar 100 mil alunos e 300 escolas em 2012”, diz Carlos Wizard Martins, fundador e presidente do grupo, que agora mira cidades de até  40 mil habitantes, com franquias mais baratas. O segmento de saúde é outro que está longe de dar conta da demanda, especialmente no Norte e no Nordeste. Bom para a cearense Hapvida Saúde, líder na região com 1,8 milhão de associados. Apenas em 2011, ela inaugurou 20 unidades entre hospitais, pronto-socorros,  clínicas e laboratórios. No total, foram investidos R$ 80 milhões. “Como o nosso modelo de negócio é baseado em rede própria, tivemos de investir fortemente em infraestrutura para atender à demanda”, afirma Jorge Pinheiro, presidente executivo do Sistema Hapvida Saúde. O empresário, a exemplo de muitos de seus colegas que atuam em outros segmentos, traça planos otimistas. “Já reservamos outros R$ 40 milhões para aplicar ao longo do próximo ano.” 

39.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEO TAGS

eudora 2013 2012 belcorp boticario cyzone cosméticos l´bel bazar santa luxuria maquiagem cabelos neo cosméticos avon esika lançamento neo vídeo dicas hidratante blog da ju carnaval celebridade lumi make natura pele 2014 aflorá inverno perfumes premiere santa luxúria sexy tendência look lá no fundo produtos profissionais venda direta alisantes base batom beleza cores dia das mães esmalte maquiagens representante sombra soul verão èsika #ficaadica 4 paredes corretivo famosos fashion formol fábrica gloss jequiti limpeza lupulus marketing moda neo essens propaganda prêmio rosto salão de beleza sensualidade sexo 21384 Boticário Mulheres anvisa barbada belcorp21384 blush boca cachos concorrentes contratipos crescer delineador importados investimento isabella milan lingerie mercado nativa spa negócios olheiras outono pincéis poderosa saúde skingen. boticário spfw tv unhas usa varejo vendas Delineador dourado FPS L´oreal afro aumentar vendas ações b-day banho bareminerals blog cabelos. dicas canal catálogo ciclo clientes color blocking consultor cosmopolitan coty cuidados pessoais dermatologia desfile empreendedoras esfoliante esfumar eskia estratégia estética facebook grátis hair halloween hidratar hidratação internet juliana leila maeda fotografa lingeries livros logomarca loja loção mac maquiador marca multimarcas nano 3D neo etage neutrogena novidades oleosa olhos presentes pêlos relaxante revendedor sabonete sempre eudora shopping show sol spk sucesso terceira idade thipos tratamento valentino web xampu yes óleos 3d ADELE Batom Lip Deluxe Luminoso Blueberry Deus Duo Sombra Magnetics Eyes Fernando Torquatto GARNIER Gustavo Borges L'Bel Lavoisier L´occitane ORAÇÃO Quem disse Berenice R$ 1 milhão S. Privèe SL Soul Blueberry Mojito Twist UVA UVB VIRAL abacate abelha rainha abril adstringente alecrim alergia alimentos allure alshop am/pm amiga amor aniversário ano novo anti-rugas antisséptica aprovado argan aromaterapia artesã ativador atualidade cosmética aurien balada balanço ballroom bebê beer house belcorp. esika belcorp16795 belcorpmais beleza natural bem estar bia ono blitz blogger bobbi brown bolsas bom humor botox botox capilar brasil brincadeiras brinquedinhos buriti café calcinhas camélia carolina herrera cartão casamento casual catrice chanel chanfrado cilios clubes clássicos co2 coco coffee brake color comércio eletrônico consumidores corinthians cosmética capilar cosméticos infantis cosméticos masculinos creme crianças criatividade crystal curiosidades curso profissionalizante curvex cyone cálamo danificados delicia demaquilante deo colonia depilação dermajetics descolada doações dolce gabbana dona menina drenagem linfática drew barrymore drink eau de parfum edição especial embalagem empreender encontro nacional enquete erótico escovinha espanha esponjas esquire magazine essencial estreia europeu evento exagero exercício de kegel fantasias fashion rio faturamento ferias fernando araujo ferroviario festa filmes finalizadores forbes fragrância fraldinhas franquia frizz fujifilm ganhadores garota propaganda gel gestante glitter gmci gripe A grupo boticário grávida guardanapos hair mist hcl hello kitty herbalife hi fi higiene homens hugo boss hydra beauty iluminador inauguração inspirações japão jasmin johnson jovem kids kit klér amaral la no fundo laranja lbel leave-in lilian pacce loja conceito londres low cost lucro lápis macadâmia mailing maior make b. make up artist malhar manchas maquiagem mineral marcas margarita marie claire market share massageador íntimo massagem may kay meio ambiente midia milão mineral mojito mojito santa luxuria momentos mágicos motivação mousse multinacional mundial máscara natal natural necessaire negra nicho niely noivas nova york novela oliva opening party oportunidade opções orkut outubro rosa palmeiras paninhos parceiros paris passo-a-passo pentear peppers perfumaria periguete pesquisa plano de negócios belcorp pme pomada pompoarismo porta-a-porta potencial pracaxi prazer premiação primer pro produto produtos professional hair profissional profissão protetor solar proteção prímula racco radiant receita reciclagem redes sociais reestruturação referência olfativa rejuvenescimento reunião em Londrina revista exame revista nova revista quem rimel roupas rpc s. sack´s salerm cosmetics santos scala scalina sdf sebrae seca segredos sephora serum shampoo silvia barrone solidariedade sombrancelhas sorteio spray stress sun superação sustentabilidade são paulo tecnologia teste the beauty box treinamento tresemmé trifil twist twitter tônico unilever vagina valiosa victoria´s secret video vigilância sanitária vip virilha virtua visagismo visagista vogue vídeo blog xtend procell yakult ylang youtube zica assis água de cheiro íntimo óculos