NEO FALA SUA LINGUA!!

NEO | GOOGLE

5 de janeiro de 2012

VIGILÂNCIA SANITÁRIA TEM 10 LEIS QUE REGULAMENTAM SALÕES DE BELEZA

São Paulo - Os salões de beleza, clínicas de estética e spas urbanos estão se multiplicando pelo país. Segundo a Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel), nos últimos cinco anos - de 2005 a 2010 - o número de salões cresceu 78%. O aumento deve-se principalmente à formalização de empreendedores individuais. 


Em todo o Brasil já são cerca de 1,5 milhão de empreendedores formalizados. Desse total, os cabeleireiros ocupam o 2º lugar na lista das principais ocupações, com 7,6% do total de registros - percentual inferior apenas ao de empreendedores ligados ao comércio de vestuário e acessórios (10,5%). 


Licença de funcionamento junto à Vigilância Sanitária do município, estrutura, equipamentos adequados, biossegurança (da esterilização até a utilização de equipamentos de segurança) e vacinação de funcionários são os requisitos mínimos para o funcionamento de um pequeno salão de beleza no Brasil. 


A diretora técnica de Serviços de Saúde do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, Mônica Grau, lembra que os proprietários de salões precisam ficar atentos a pelo menos dez leis da Vigilância Sanitária que regulamenta o setor. “É importante para o proprietário se informar sobre essas leis e se adequar o mais rápido possível. As leis estão no site da Anvisa e da Vigilância Sanitária do município”.


 A diretora técnica explica que a maioria das não conformidades referem-se à utilização de produtos sem registro na Anvisa. “Todo o tipo de produto, desde uma lixa de unha até um xampu ou um creme precisam ter registro ou cadastro”. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 500 mil, dependendo da reincidência e da intensidade do risco. 


Quem quiser estar dentro da lei precisa ficar atento aos serviços que são proibidos em um salão de beleza, como: utilização de formol, máquinas de bronzeamento artificial e técnicas invasivas como botox, mesoterapia, entre outros. “Quem tiver câmaras de bronzeamento artificial deve desativá-las imediatamente. A venda pode ser feita para serviços de saúde, que utilizam o aparelho para tratamento de pele”. 


Reutilização de produtos


As manicures devem utilizar autoclaves ou estufas, nunca fornos ultravioletas. Além disso, devem possuir, no mínimo, seis kits – com alicates, palitos, empurradores de unha - esterilizados. Em caso de depiladoras, a cera precisa ser registrada na Anvisa e nunca deve ser reutilizada. 


“A reutilização de qualquer produto pode ser enquadrada como crime sem possibilidade de fiança”, alerta a diretora. Escovas e pentes devem ser limpos para cada um dos clientes. Mônica também adverte que qualquer cliente pode denunciar o salão à Vigilância Sanitária. “É preciso ficar atento porque as denúncias são imediatamente verificadas”. 


Serviço:
Anvisa – www.anvisa.gov.br
Vigilância Sanitária de São Paulo – www.cvs.saude.sp.gov.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae 



FONTE : http://www.tosabendo.com/conteudo/noticia-ver.asp?id=194642

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEO TAGS

eudora 2013 2012 belcorp boticario cyzone cosméticos l´bel bazar santa luxuria maquiagem cabelos neo cosméticos avon esika lançamento neo vídeo dicas hidratante blog da ju carnaval celebridade lumi make natura pele 2014 aflorá inverno perfumes premiere santa luxúria sexy tendência look lá no fundo produtos profissionais venda direta alisantes base batom beleza cores dia das mães esmalte maquiagens representante sombra soul verão èsika #ficaadica 4 paredes corretivo famosos fashion formol fábrica gloss jequiti limpeza lupulus marketing moda neo essens propaganda prêmio rosto salão de beleza sensualidade sexo 21384 Boticário Mulheres anvisa barbada belcorp21384 blush boca cachos concorrentes contratipos crescer delineador importados investimento isabella milan lingerie mercado nativa spa negócios olheiras outono pincéis poderosa saúde skingen. boticário spfw tv unhas usa varejo vendas Delineador dourado FPS L´oreal afro aumentar vendas ações b-day banho bareminerals blog cabelos. dicas canal catálogo ciclo clientes color blocking consultor cosmopolitan coty cuidados pessoais dermatologia desfile empreendedoras esfoliante esfumar eskia estratégia estética facebook grátis hair halloween hidratar hidratação internet juliana leila maeda fotografa lingeries livros logomarca loja loção mac maquiador marca multimarcas nano 3D neo etage neutrogena novidades oleosa olhos presentes pêlos relaxante revendedor sabonete sempre eudora shopping show sol spk sucesso terceira idade thipos tratamento valentino web xampu yes óleos 3d ADELE Batom Lip Deluxe Luminoso Blueberry Deus Duo Sombra Magnetics Eyes Fernando Torquatto GARNIER Gustavo Borges L'Bel Lavoisier L´occitane ORAÇÃO Quem disse Berenice R$ 1 milhão S. Privèe SL Soul Blueberry Mojito Twist UVA UVB VIRAL abacate abelha rainha abril adstringente alecrim alergia alimentos allure alshop am/pm amiga amor aniversário ano novo anti-rugas antisséptica aprovado argan aromaterapia artesã ativador atualidade cosmética aurien balada balanço ballroom bebê beer house belcorp. esika belcorp16795 belcorpmais beleza natural bem estar bia ono blitz blogger bobbi brown bolsas bom humor botox botox capilar brasil brincadeiras brinquedinhos buriti café calcinhas camélia carolina herrera cartão casamento casual catrice chanel chanfrado cilios clubes clássicos co2 coco coffee brake color comércio eletrônico consumidores corinthians cosmética capilar cosméticos infantis cosméticos masculinos creme crianças criatividade crystal curiosidades curso profissionalizante curvex cyone cálamo danificados delicia demaquilante deo colonia depilação dermajetics descolada doações dolce gabbana dona menina drenagem linfática drew barrymore drink eau de parfum edição especial embalagem empreender encontro nacional enquete erótico escovinha espanha esponjas esquire magazine essencial estreia europeu evento exagero exercício de kegel fantasias fashion rio faturamento ferias fernando araujo ferroviario festa filmes finalizadores forbes fragrância fraldinhas franquia frizz fujifilm ganhadores garota propaganda gel gestante glitter gmci gripe A grupo boticário grávida guardanapos hair mist hcl hello kitty herbalife hi fi higiene homens hugo boss hydra beauty iluminador inauguração inspirações japão jasmin johnson jovem kids kit klér amaral la no fundo laranja lbel leave-in lilian pacce loja conceito londres low cost lucro lápis macadâmia mailing maior make b. make up artist malhar manchas maquiagem mineral marcas margarita marie claire market share massageador íntimo massagem may kay meio ambiente midia milão mineral mojito mojito santa luxuria momentos mágicos motivação mousse multinacional mundial máscara natal natural necessaire negra nicho niely noivas nova york novela oliva opening party oportunidade opções orkut outubro rosa palmeiras paninhos parceiros paris passo-a-passo pentear peppers perfumaria periguete pesquisa plano de negócios belcorp pme pomada pompoarismo porta-a-porta potencial pracaxi prazer premiação primer pro produto produtos professional hair profissional profissão protetor solar proteção prímula racco radiant receita reciclagem redes sociais reestruturação referência olfativa rejuvenescimento reunião em Londrina revista exame revista nova revista quem rimel roupas rpc s. sack´s salerm cosmetics santos scala scalina sdf sebrae seca segredos sephora serum shampoo silvia barrone solidariedade sombrancelhas sorteio spray stress sun superação sustentabilidade são paulo tecnologia teste the beauty box treinamento tresemmé trifil twist twitter tônico unilever vagina valiosa victoria´s secret video vigilância sanitária vip virilha virtua visagismo visagista vogue vídeo blog xtend procell yakult ylang youtube zica assis água de cheiro íntimo óculos