Encontrar o tom de base perfeito é um dilema para qualquer mulher, mas esse drama pode ser ainda maior para as negras. “O contraste natural de luz e sombra é maior, por conta da estrutura óssea, que deixa as reentrâncias mais evidentes como, por exemplo, o canto interno dos olhos e a lateral do nariz, que costumam ser mais fundos”, justifica o maquiador Wilson Eliodorio, especialista em evidenciar a beleza negra.
Assim como nas peles mais claras, as variações de cor entre as mulheres de pele negra geralmente têm três tons: claro, médio e escuro. As de pele clara são como as atrizes Sheron Menezes e Camila Pitanga; as de pele média têm o tom semelhante ao da atriz Taís Araújo e de pele escura são como a dançarina e apresentadora Adriana Bombom e a atriz Adriana Alves. Mas independentemente dessa variação é importante saber se o tom da pele é frio (esverdeado) ou quente (avermelhado). “Isso é fundamental para acertar a cor da base, assim como a do corretivo e do pó facial”, diz Wilson. Para saber se é frio ou quente, é simples, basta aplicar um hidratante no rosto e ficar embaixo da luz de um elevador. A iluminação, que combina lâmpadas fluorescentes com incandescentes, tem o mesmo efeito da luz do sol, o que assegura uma visão real. “Sob essa luz é só observar se os reflexos da pele são dourados ou avermelhados, que significa quente; ou prateados com uma nuance esverdeada, que é a pele fria”, explica o maquiador.
A base perfeita
Seguindo o princípio de pele quente ou fria é fácil chegar à cor de base ideal. Na hora de experimentar na pele antes de comprar, os reflexos do produto devem ser os mesmos identificados no elevador. Segundo o maquiador, a região certa para testar a base é aquela linha que vai do canto externo da unha do polegar em direção ao pulso passando por cima daquele ossinho. “Nessa linha é onde está a diferença de cor da pele que toma sol com a que não toma sol, é só aplicar a base nesse limite, espalhar e esperar secar. Feito isso, ela tem que ficar quase invisível para ser o tom ideal, depois é só ver se os reflexos são dourados ou prateados”, explica ressaltando que é melhor testar a base em luz natural, nunca nos espelhos com luzes de camarim que existem em lojas, já que estes podem distorcer o tom real da pele.
Para saber a textura certa (se líquida, cremosa ou compacta) é preciso sentir conforto na pele, aquela sensação de cútis saudável, hidratada. A base certa traz sedosidade, brilho e maciez, se a que experimentar trouxer incômodo é melhor testar outra consistência até achar a agradável. “A base ideal deve proporcionar conforto, além de proteção solar, hidratação e boa cobertura”, resume Wilson.
Seguindo o princípio de pele quente ou fria é fácil chegar à cor de base ideal. Na hora de experimentar na pele antes de comprar, os reflexos do produto devem ser os mesmos identificados no elevador. Segundo o maquiador, a região certa para testar a base é aquela linha que vai do canto externo da unha do polegar em direção ao pulso passando por cima daquele ossinho. “Nessa linha é onde está a diferença de cor da pele que toma sol com a que não toma sol, é só aplicar a base nesse limite, espalhar e esperar secar. Feito isso, ela tem que ficar quase invisível para ser o tom ideal, depois é só ver se os reflexos são dourados ou prateados”, explica ressaltando que é melhor testar a base em luz natural, nunca nos espelhos com luzes de camarim que existem em lojas, já que estes podem distorcer o tom real da pele.
Para saber a textura certa (se líquida, cremosa ou compacta) é preciso sentir conforto na pele, aquela sensação de cútis saudável, hidratada. A base certa traz sedosidade, brilho e maciez, se a que experimentar trouxer incômodo é melhor testar outra consistência até achar a agradável. “A base ideal deve proporcionar conforto, além de proteção solar, hidratação e boa cobertura”, resume Wilson.
Para trabalhar os volumes do rosto (contorno e o jogo de luz e sombra) é preciso um tom mais escuro e outro mais claro que o natural da pele, o que fica fácil depois de definir o tom principal. “Se der para investir em apenas dois tons, que seja o neutro e o mais escuro”, avisa Eliodorio.
Nada de efeito acinzentado
Ao passar a base, é comum mulheres negras terem a sensação de que a pele fica com um aspecto acinzentado. “Isso acontece provavelmente porque ela usa uma base fria na pele quente ou vice-versa”, opina Eliodorio. No entanto outros dois fatores contribuem para essa sensação de pele com cor de cimento: a aplicação direta na pele, sem antes passar um hidratante ou primer e usar base mate na pele seca ou base acetinada na pele oleosa. “O certo é fazer o contrário, usar uma base mate nas oleosas, para amenizar a oleosidade natural; e usar uma base mais acetinada, com micropolímeros refletores de luz, nas peles secas, para não craquelar e ainda trazer um brilho natural que elas não têm”, justifica.
Ao passar a base, é comum mulheres negras terem a sensação de que a pele fica com um aspecto acinzentado. “Isso acontece provavelmente porque ela usa uma base fria na pele quente ou vice-versa”, opina Eliodorio. No entanto outros dois fatores contribuem para essa sensação de pele com cor de cimento: a aplicação direta na pele, sem antes passar um hidratante ou primer e usar base mate na pele seca ou base acetinada na pele oleosa. “O certo é fazer o contrário, usar uma base mate nas oleosas, para amenizar a oleosidade natural; e usar uma base mais acetinada, com micropolímeros refletores de luz, nas peles secas, para não craquelar e ainda trazer um brilho natural que elas não têm”, justifica.
Veja a seguir dicas importantes para fazer uma maquiagem impecável
Primer – Uniformiza a pele para garantir naturalidade ao efeito de coloração que da base – pode ser substituído por algum produto de tratamento como hidratante, creme anti-sinais, clareador ou protetor solar, principalmente se a base também já tiver algum desses benefícios, de acordo com a necessidade de cada um. |
Corretivo – serve para cobrir imperfeições pontuais e de momento, como espinhas, manchinhas e olheiras muito evidentes. O tom certo do corretivo precisa ser bem próximo à cor natural da pele – é bom evitar um tom mais claro. |
Pó – deve seguir um princípio básico: ser do tom mais próximo da cor da base, nada de usar um mais claro. |
Depois que acertar cor e textura de base, prefira comprar o pó da mesma marca. Esses produtos são compatíveis e complementares, o que favorece o efeito visual e a conforto da pele. |
Marcas que têm produtos de tratamento têm bases de excelente qualidade, com cobertura e acabamento perfeitos. |
Não queira sair da loja com um kit de produtos do tipo “resolvi minha vida”. Compre primeiro a base, depois o tom mais escuro da base e só depois pense no pó facial, assim você consegue ter uma ideia melhor do que realmente é importante para seu nécessaire. +DICAS |
1.Antes de começar a se maquiar é importante que a pele esteja limpa e hidratada. Faça o mesmo no pescoço e colo e dê uma atenção especial aos lábios. "O hidratante pode funcionar como um primer, ele favorece a cobertura e a textura dos produtos aplicados na sequência", ensina o maquiador Wilson Eliodorio. Mas se preferir, use um primer
2. Aplique uma base mais escura do que o tom natural da pele nos contornos: têmpora, lateral que liga o canto da boca à têmpora, lateral da testa, área do côncavo, lateral e aba do nariz. Aplique uma base mais clara, do que o tom natural da pele, na ponte do nariz, lateral do maxilar, buço (área entre o lábio superior e o nariz), queixo e na área das olheiras
3.Aplique uma base mais clara, do que o tom natural da pele, na ponte do nariz, lateral do maxilar, buço (área entre o lábio superior e o nariz), queixo e na área das olheiras
4.Nos pontos de alta luz (base da sobrancelha, canto interno dos olhos, canto externo do ossinho da maçã, ponte do nariz, centro do queixo e canto externo do lábio superior) aplique uma base um tom mais claro ainda, do que o segundo mais claro, para iluminar. "Essa base é ideal para disfarçar manchas típicas da pele negra ? como a olheira arroxeada um pouco marcada (que faz parte da pigmentação natural) e o contorno da boca levemente mais escuro que o tom do rosto", diz Eliodorio. O corretivo só é necessário para imperfeições pontuais como uma espinha ou uma manchinha. E o tom correto deve ser bem próximo a cor natural da pele.
5.Com um pincel cheio e fofo espalhe os diferentes tons de base na pele com movimentos circulares. "Para esse mix de cores ficar perfeito, a pele deve estar bem hidratada. Quanto mais hidratada, mais uniforme e fluido será o resultado dessa mistura", justifica Wilson Eliodorio.
6.Para finalizar passe o pincel (nessa fase, pode utilizar também o pincel duo fiber) no sentido do centro do rosto para as laterais? o acabamento fica perfeito.
7.Aplique um pó mate um pouco mais claro que a pele na área dos olhos, maçãs e zona T. O certo é depositar o produto, sem excessos, para depois espalhar com uma esponja.
8.Espalhe muito bem com uma esponja. "O importante no tom da pele negra é o produto entrar e ficar bem distribuído nas reentrâncias, evidentes por conta da estrutura óssea, como, por exemplo, o canto dos olhos e a lateral do nariz, que são muito fundos", explica Wilson Eliodorio.
10.Na lateral do rosto (partindo da orelha em direção à boca) aplique um blush um pouco mais escuro e espalhe bem
11.Depois de iluminar a base da sobrancelha, o ossinho da maçã e marcar o contorno com blush escuro, aplique iluminador na lateral do maxilar e espalhe bem
12.Com um pincel cheio e fofo espalhe o iluminador e o blush do contorno, para que não fiquem marcados.
13.Dica: se até esta etapa você ficar com a sensação de que tem muito produto sobre a pele,borrife água termal sobre o rosto, sem exagerar. Deixe secar naturalmente. Esse truque suaviza, deixa
uma sensação de pele natural.
14.Com a pele uniforme e iluminada basta aplicar um lip balm nos lábios (pode ser até um hidratante labial) e uma máscara para cílios. Nas maçãs, um blush vermelho acobreado (dê um leve sorriso e aplique onde a pele ficar proeminente), só para colorir
15.Pele perfeita, rosto com ar de saúde e lábios hidratados. "Este é um look para qualquer ocasião", sugere o maquiador Wilson Eliodorio.
Créditos
Produção: Isabela Leal
Criação e realização: Wilson Eliodorio, de São Paulo
Fotografia: Patrícia Araújo
Modelo: Kadgia, Oca Models
Assistente: Danilo Gotardo Patrícia Araújo / UOL
Produção: Isabela Leal
Criação e realização: Wilson Eliodorio, de São Paulo
Fotografia: Patrícia Araújo
Modelo: Kadgia, Oca Models
Assistente: Danilo Gotardo Patrícia Araújo / UOL
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FONTE:
http://estilo.uol.com.br/beleza/ultimas-noticias/redacao/2012/02/06/beleza-negra-saiba-como-escolher-a-base-para-uma-pele-perfeita.htm
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